Sexta, 27 de Maio de 2022
°

-

SAÚDE E BELEZA Sergipe

Hemose trabalha para conscientizar sobre doação de sangue regular

Segundo dados do sistema hemovida do início do mês, até o dia 25, o hemocentro registrou 1.600 doações de sangue, quantitativo insuficiente para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar e recomposição dos estoques dos grupos sanguíneos

26/01/2022 às 15h15
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) destaca a importância da doação de sangue fidelizada, em que o homem doa a cada dois meses e a mulher a cada três meses. De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, somente através da doação regular o hemocentro forma estoque. “Permanecemos com as doações reduzidas agora em janeiro”, informa a assistente social.

Segundo dados do sistema hemovida do início do mês, até o dia 25, o hemocentro registrou 1.600 doações de sangue, quantitativo insuficiente para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar e recomposição dos estoques dos grupos sanguíneos: O, A, B e Ab, positivo e negativo.

“Estamos acumulando reduções nas doações, que oscilam entre 53 a 70 doações ao dia. Quando o ideal seria 120 doações diárias. Seguimos prestando orientações aos doadores sobre a importância da doação para manutenção dos tratamentos que usam o sangue como recurso terapêutico”, salienta Rozeli Dantas. “Essas doações são para pacientes em tratamento oncológico, leucemias, anemias crônicas, além de cirurgias de médio e alto porte”, conclui a gerente.

Na sala de Coleta, doadores fidelizados e de reposição, movidos pelo sentimento comum de ajudar ao próximo. Dentre eles, a estagiária Lais Souza. “Como estou aqui aprendendo mais sobre hemoterapia entendi a importância de ser doadora”, relata. O atleta Mateus de Jesus acrescentou. “Esse é um ato generoso e ainda agrega cuidados com a nossa saúde”, disse.

Wedson Campos conta que foi durante a ação ‘Desiano Sangue Bom’, ocorrida na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que começou a doar sangue. “A campanha me estimulou, agora sigo doando para ajudar”, confirma ele.

Critérios

Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, sem sintomas de gripe, ter idade entre 16 a 69 anos, peso superior a 50Kg, comparecer ao Hemose bem alimentado, portando um documento oficial original com foto. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Ele1 - Criar site de notícias