É hora dos policiais civis - federais e estaduais -, saberem tirar proveito dessa situação já que não será possível nessa Reforma da Previdência, atender a reivindicação das entidades de isonomia com os servidores militares, o compromisso do governo federal oferecer a Lei de compensação.
Sim, seria o momento oportuno de barganhar o retorno de conquistas fundamentais das categorias policiais com o Sistema Profissional de Carreira Policial Civil - PF e PC, com a implantação de um Único Sistema de Policial Judiciária Brasileira.
O Congresso Nacional, junto com o Executivo da república, seguirem o mesmo modelo constitucional dos Ministérios Públicos Federal e Estaduais (MPF e MPE), para as Polícias Civis do Estados, Distrito Federal e a Polícia Federal (PJF e PJE), que passariam a ter Autonomia não só orçamentária, próprio e o mais importante: a autonomia técnica na Investigação criminal, desvinculando-se politicamente dos Poderes Executivos, situação idêntica ao MP.
Essa compensação de retornar o Sistema Profissional de Carreira Policial Civil, através da "Ascensão funcional" e Polícia Única Judiciária, seria uma proposta com avanços para negociação e fechamento do acordo com as entidades e parlamento. Pensem nisso!
Crispiniano Daltro