Esse mercado financeiro que aí está - apoiado pela Faria Lima e Banco Central -, dá sinais visíveis de fadiga e, à proporção que o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e demais países, adotarem a nova moeda nas futuras relações comerciais, a desdolarização tornar-se-á realidade, colocando um ponto final no sistema de dominação perverso que há décadas primou pela desigualdade na tentativa de dominar o mundo. Fim de mais um império beligerante que se valeu do poder das armas, fazendo da destruição de países pobres e emergentes a razão de ser da desumana concentração da riqueza.
Genocida por formação e também contando com o apoio do fundamentalismo religioso - nem Jesus Cristo escapa quando a finalidade é o lucro fácil - tem por hábito adotar a extrema direita como ideologia para a consecução de seus propósitos bestiais. Jamais bateram um prego pelo bem estar do planeta. Não é à toa a má formação cultural dessa gente que faz da alienação o terreno fértil para a prática constante de desatinos, como a tentativa do golpe de 8 de janeiro.
Se soubessem que Jesus Cristo era de origem humilde e pregava a caridade no deserto e descalço, certamente tais aberrações jamais aconteceriam. Quem assiste jogos de futebol pela tv pode observar que durante as entrevistas após o final das partidas, os jogadores dos times vencedores creditam a vitória a Jesus, manifestação inexistente por parte dos adversários derrotados, como se o Mestre privilegiasse apenas os vencedores. Do jeito que vai não será surpresa se instituirem um troféu homenageando Jesus como goleador. Na mente obliterada dessa gente, tudo é possível. Portanto, que a nova moeda chegue pra valer, disposta a colocar ordem na economia mundial. É uma questão de justiça social.
Convenhamos, se tudo que se compra há muito tempo é made in China, como não acreditar no Brics?. Que venha o Brics, já.
Jorge Braga Barretto - Soteropolitano, Perito Criminal de Polícia Civil aposentado, Bel em Direito, rubro-negro, autor de diversos artigos publicados no jornal A Tarde (Espaço do Leitor), nos sites O Servidor e Página de Polícia.
Contato: [email protected]
Coluna Jorge Braga Barretto/O SERVIDOR, acesse e acompanhe suas últimas publicações:
https://www.oservidor.com.br/jorge-braga-barretto
(*) Publicado no Jornal A Tarde, (Espaço do Leitor), edição de 08.12.2024