A América Latina se despediu de José Alberto "Pepe" Mujica Cordano, um político uruguaio acima de qualquer suspeita, que soube honrar a pátria desde os tempos cinzentos da repressão, quando esteve preso durante 13 anos em defesa da democracia, dos quais, uma década em solitária. Respeitado ex-guerrilheiro e dirigente tupamaro, lutava como os demais contra a dominação imperialista.
Ao deixar a prisão, de imediato abraçou a marcha revolucionária esquerdista, para eleger-se deputado em 1989 e posteriormente senador. Seguindo os ensinamentos da vitoriosa revolução cubana, chegou à presidência em 2010 com expressiva votação, cumprindo até o fim do mandato em 2015 uma gestão irretocável.
Como amante da vida, adotou a simplicidade, a transparência e a seriedade, características indispensáveis para se alcançar o bem comum. Que sua existência vitoriosa sirva de exemplo para os senhores da guerra, potenciais genocidas que alimentam a ilusão de se tornarem donos do mundo.
(*) Jorge Braga Barretto
Soteropolitano, Perito Criminal da Polícia Civil aposentado, Bacharel em Direito. Admirador de Brizola, Fidel, Lula e Che. Rubro-negro das antigas.
Autor de artigos críticos e combativos, publicados no Jornal A Tarde (Espaço do Leitor), no site O Servidor e no Portal Página de Polícia.
• Escrita engajada, com forte apelo moral e social.
• Idealista e apaixonado, usa sua coluna como plataforma de denúncia e defesa da justiça social.
Contato: [email protected]
Coluna Jorge Braga Barretto / O SERVIDOR.Acompanhe minhas últimas publicações:
(*) Publicado no Jornal A Tarde, (Espaço do Leitor), edição de 15.05.2025
PEPE MUJICA NO TVE ENTREVISTA COM BOB FERNANDES
EDIÇÃO ESPECIAL 14/05/2025