Qualquer semelhança com o incendiário Nero, não é mera coincidência. A pergunta que não quer calar é: como a outrora maior potência do mundo, há algum tempo em acentuado declínio político e econômico, elege para a presidência um psicopata com péssimos antecedentes, suficientes para considerá-lo inelegível?.
Como se vê, a justiça norte-americana não anda lá bem das pernas há muito tempo, enquanto alguns competentes e corajosos ministros do STF defendem de forma intransigente o respeito e fiel cumprimento da lei. Ao se posicionar contra o voto eletrônico, tem-se a nítida impressão de que o cidadão estadunidense tornou-se refém do autoritarismo.
Se observarmos bem, o modus operandi dos patriotários de Trump ao invadirem o Capitólio logo após o resultado da vitória de Joe Biden, guarda íntima relação com a tentativa de golpe de 08 de janeiro no Brasil. Com um detalhe: os prejuízos materiais foram bem maiores na Praça dos Três Poderes, cujos atos de vandalismo se concentraram no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Com o fracasso da Intentona Bolsonarista, foram adotadas as medidas legais e suficientes para punir os criminosos e salvaguardar a democracia.
Quanto ao chefe da quadrilha e quase presidiário, Jair Messias Bolsonaro, assim como seus cúmplices, vivem a expectativa das sentenças condenatórias. Nada, absolutamente nada aconteceu com o ditador yankee. Inobstante as 5 vítimas fatais e 68 presos em decorrência da invasão, saiu incólume e ainda anistiou todos os envolvidos. A gravidade do caso assume proporções gigantescas se levarmos em consideração os fatos recentes ocorridos na Califórnia, ao determinar à revelia, o envio de militares armados, em total desacordo com o governador Gavin Newsom.
A verdade nua e crua é que a extrema direita está desesperada ao perder espaço para os avanços alcançados pela tecnologia chinesa. Tanto é verdade, que as taxações extorsivas impostas pelo novo ditador não passam de tentativas de intimidação a Xi Jinping, que responde sempre com o tradicional, inabalável e enigmático sorriso, típico de quem sabe o que faz. Maduro deve estar rindo à toa.
Por falar nisso, cadê o massacre da prensa imperialista?. Enquanto tudo isso acontece, o brutal genocído na Palestina parece não ter fim. A grande mídia comprometida com os senhores da guerra opta pelo silêncio, com relaçao a Netanyahu, mas jamais esquece de responsabilizar o "terrorista Hamas"...
Vida que segue.
(*) Jorge Braga Barretto - Soteropolitano, Perito Criminal de Polícia Civil aposentado, Bel em Direito, admirador de Brizola, Fidel, Lula e Che. Rubro-negro das antigas, autor de diversos artigos publicados no jornal A Tarde (Espaço do Leitor), no site O Servidor e no Portal de Notícias Página de Polícia.
• Posicionamento combativo crítico e engajado, com forte apelo moral e social.
• Sua personalidade transparece idealista, apaixonada e defensora da justiça social, usando sua coluna como plataforma de denúncia e crítica.
Contato: [email protected]
Coluna Jorge Braga Barretto/O SERVIDOR, acesse e acompanhe suas últimas publicações: