A hipocrisia da grande mídia aliada ao capitalismo predatório sequer ousa criticar os tarifaços do verdadeiro ditador que ameaça a paz mundial. Trump nada mais é do que um psicopata que retorna à presidência de uma nação em franca decadência, fruto de uma democracia mentirosa em que prevalece o bem estar de uma minoria abastada que tenta impor a fórceps as normas de um jogo de cartas marcadas, como se fossem os donos do mundo.
A Páscoa não deve existir para essa gente que se julga eterna e inatingível, onde só prevalece o lucro. Como o mundo dá voltas - e como dá -, a união das demais nações será suficiente para dar um basta nesse sistema econômico desigual e perverso, alijando em definitivo a banda podre da extrema direita que sempre conjugou o verbo na primeira pessoa do singular. Quem diria que essa mesma grande mídia foi e continua sendo implacável contra Maduro, por não ter mais uma vez conseguido abocanhar a maior reserva petrolífera do mundo. O Equador acaba de eleger sob forte suspeita de fraude eleitoral um aliado de Trump, para deleite e silêncio dos renomados canais de (des)informação. Diante do exposto, resta ao Brasil dar o exemplo maior e aguardar as condenações dos marginais civis e fardados, sepultando de uma vez qualquer tentativa de golpe.
E que tais condenações sirvam de exemplo e se estendam por esse mundo afora. Em boa hora a vitoriosa greve de fome do deputado Glauber Braga, do PSOL, para colocar contra a parede as excrescências da extrema direita que infestam o Congresso, tendo à frente Arthur Lira, cpmo idealizador do vergonhoso orçamento secreto contando com o irrestrito apoio do ex-presidente e futuro presidiário. A nefasta iniciativa entrará para os anais da política brasileira como a maior sangria de dinheiro público que se tem notícia. Aos poucos a briosa Polícia Federal vai cumprindo seu papel investigativo e limpando a sujeira acumulada embaixo dos tapetes. E dizer que tem gente dissimulada que ainda tem a desfaçatez de defender o indefensável, questionando inclusive o STF no cumprimento do dever constitucional. Como diz o grande Chico Buarque: "Amanhã vai ser outro dia". É só acreditar.
Jorge Braga Barretto - Soteropolitano, Perito Criminal de Polícia Civil aposentado, Bel em Direito, rubro-negro, autor de diversos artigos publicados no jornal A Tarde (Espaço do Leitor), no site O Servidor e no Portal de Notícias Página de Polícia.
Contato: jbbarretto@gmail.com
Coluna Jorge Braga Barretto/O SERVIDOR, acesse e acompanhe suas últimas publicações:
(*) Publicado no Jornal A Tarde, (Espaço do Leitor), edição de 19.04.2025.